sábado, 19 de julho de 2014

Histórico do Estandarte da ARLS Nacional Republicana Única


Estandarte, Em 21 de abril de 1.991, num sábado reuniram-se 21 mestres de várias oficinas que trabalhavam no rito Moderno, e neste mesmo templo foi fundada a A:.R:.L:.S:. Nacional Republicana Única.

O formato e o desenho do Estandarte foi fruto de ideias dos IIr:. fundadores Humberto Francisco Pereira Dias, Niljanil Bueno Brasil, José Mauro Rodrigues Novais e Job de Campos, cuja confecção e arte final coube à cunhada Marina, esposa do Ir:. Jairo Mattos Borges, pertencente à A:.R:.B:. e G:.B:.L:.S:. Cavaleiros de Santo André, também fundador A:.R:.L:.S:. Nacional Republicana Única.
No estandarte há uma inscrição em latim nas colunas que ladeiam o mapa do Brasil que diz: “ORDO FACTIONES IN JUSTIÇA” que significa: “A ORDEM SE REFAZ NA JUSTIÇA”.
O Estandarte revela a sua mobilidade, pois se prestar-mos atenção, veremos que este contem o Mapa do Brasil, ressaltando-se em São Paulo, 3 triângulos que são colocados em perspectiva e que indicam a projeção nacional de nossa Loja. (neste particular a escolha dos triângulos foi em função de que, por sugestão de Tiradentes a Bandeira da sonhada República seria um triângulo vermelho em fundo branco, com a inscrição “LIBERTAS QUAE SERA TAMEN” “LIBERDADE AINDA QUE TARDIA”, verso de Virgílio, sugerida por Alvarenga Peixoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.